sábado, 27 de abril de 2013

Notas musicais

   No mundo ocidental, adotamos um conjunto de doze notas musicais, cujas principais, denominadas naturais, são sete:


Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si.

Existem ainda cinco notas intermediárias, cujos nomes são acrescidos dos chamados Sinais de Alteração, o sustenido (#) e o bemol (b) de acordo com a direção da escala:



Dó – Dó # - Ré- Ré # - Mi - Fá - Fa # - Sol – Sol # - Lá – Lá # Si

Dó – Si – Si b – Lá – Lá b – Sol – Sol b – Fá – Mi – Mi b – Ré – Ré b


     Essa sucessão completa dos sons disponíveis é chamada escala cromática. Com elas construíram-se todas as linguagens musicais da civilização ocidental. 
    A distância entre essas notas é chamada semitom, enquanto que a distância entre um dó e um ré, por exemplo, é chamada tom, que equivale a dois semitons. Como notamos, a distância entre o mi e o fá e entre o si e o dó é de um semiton, não necessitando do # ou b. 
   Por isso são chamados semitons naturais, enquanto os outros são semitons cromáticos ( A palavra cromático vem do tempo em que, para se grafar alguma dessas notas intermediárias, se costumava colorir a figura que a representava).



    Existe um sinal de alteração chamado bequadro ( ) que desfaz a ação do sustenido ou do bemol. Em ocasiões especiais podem ser usados outros dois sinais, o dobrado-sustenido ( ✗ ou ##) e o dobrado-bemol (bb), cada um deles equivalendo a um tom. 

    É pertinente colocar que o semitom é a menor distância entre duas notas na música ocidental. Em certas culturas orientais, entretanto, se admitem e se percebem intervalos de 1/4 e 1/8 de tom.



  • No próximo bloco falarei sobre cifras, aqui.



3 comentários:

  1. Si dobrado bemol é o mesmo que dó#?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Geral.com. Tudo Bem?. Na verdade não; O dobrado bemol é o acidente que baixa a altura da nota em 2 semitons, ou 1 tom, o que é a mesma coisa. Nesse caso um Sibb, seria o mesmo que um Lá.
      Espero ter ajudo, esse conteúdo pode te ajudar ainda mais: http://goo.gl/wJgnxy. Um Abraço!

      Excluir

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...