terça-feira, 17 de setembro de 2013

Questionário sobre Sax: ...Existe diferença entre a digitação dos saxofones(s)? e outras.

   A pedido de um alguns internautas :) hoje eu vou responder algumas perguntas relacionadas a Saxofone em seus diferentes tipos. Então vamos começar com a primeira a qual é: 

1. Existe diferença entre a digitação de sax alto, para a sax soprano, tenor e barítono?

Não, com todas as minhas experiencias posso afirmar que não á diferença em relação á digitação entre os diversos modelos, a unica alteração é em relação ao som e ao tamanho e sua afinação.

2. Existe outros tipos de sax, alem dos citados?

Sim, existem outros vários como 

  • Saxofone sopranino - É o membro mais agudo da família dos saxofones. É afinado em E♭ ou, raramente, em F. Seu corpo é reto.
  • Saxofone baixo - Muito utilizado em bandas sinfônicas e em grandes conjuntos de saxofones. É afinado em B♭. Também pode contar com recurso do A grave (que soa G).
  • Saxofone contrabaixo - É o membro mais grave da família original do saxofone. É afinado em E♭.
(Wikipedia) 

3. Qual recomendado para quem quer aprender, estar começando o aprendizado?

   Digamos que geralmente se começa pelo Alto, mas não porque há regra ou dificuldade maior ou menor, e sim por este ser o registro mais usado nas músicas populares etc. 
Instrumento é uma extensão de seu corpo, logo, a ultima palavra é sua, e só depois de testar os modelos é que vai saber com qual vai preferir.

4. As palhetas por serem maior são mais caras do que as usadas em Clarinetes comuns?

Normalmente a variação não é muito considerável, talvez isso poderá acontecer, com uma variação de no máximo de 2 a 5 reais de diferença a mais para o saxofone.

5. Qual é á melhor marca?

    Em relação ao saxofone umas das marcas mais respeitadas por vários saxofonistas do Brasil e do Mundo é a companhia francesa Selmer Company. Dos fabricantes orientais, o destaques são Yanagisawa e Yamaha. 
    Atualmente, diversos fabricantes chineses, como Eagle e Dolphin fabricam saxofones de qualidade inferior aos demais e que tem um tempo de vida muito curto, além disso, sua qualidade sonora pode variar muito de um exemplar para outro e também ao longo do tempo.


6. Poderia postar partituras e a digitação para sax por favor? Obrigada e ate logo!

   Certo, Algumas partituras começaram a ser postadas ate o final do mês em uma nova pagina aqui no blog. Em relação a digitação vocês poderão conferir clicando neste link aqui.

----------------------------------------------------

Espero que tenha ajudado a todos caso você também tenha alguma pergunta a fazer poderão mandar para o e-mail do blog ou deixando aqui mesmo nos comentários, ou ainda na pagina de contato.
a.luizafelix01@gmail.com

Um comentário:

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...